segunda-feira, 23 de abril de 2012

O dia do livro.

No dia do livro, leia! 


Nesta segunda-feira (23) é comemorado o Dia Mundial do Livro. Dados divulgados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2012, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, que estuda o comportamento do leitor brasileiro, revelou que 3 em cada 4 pessoas não frequentam bibliotecas.
Em comemoração à data, que foi criada em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810, a reportagem do G1 conversou com diversas personalidades da capital para perguntar quais livros elas estão lendo atualmente.
O governador Silval Barbosa contou que está lendo o livro As Brasas, do húngaro Sándor Márai, que ganhou de presente de um amigo este ano. O livro conta a história de dois grandes amigos inseparáveis na infância, mas que não se vêem há 41 anos. Um dia, no ano de 1899, um deles desaparece e algo muito grave acontece. No entanto, é esse o enigma que, já no fim da vida, eles vão decifrar.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, disse ao G1 que decidiu fugir um pouco da literatura jurídica e optou em buscar pela evolução da espiritualidade. Ele contou que está lendo o livro espírita Colarium, de Diamantino Coelho Fernandes.
O presidente do Tribunal de Justiça do estado (TJMT), desembargador Rubens de Oliveira, também disse que optou por um livro não jurídico e está lendo HHhH – Operação Antropóide, do francês Laurent Binet. O livro retrata o ano de 1942, segunda guerra mundial, quando dois para-quedistas enviados de Londres pelo governo tchecoeslovaco no exílio são encarregados de assassinar o chefe dos Serviços Secretos nazistas e da Gestapo.
A reitora reeleita da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, está lendo o livro Linguagem e Pensamentos, de Vygotsky. Segundo a reitora, a literatura foi escolhida no momento para obter subsídios a um texto que está produzindo sobre o assunto.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, escolheu o livro Anticâncer – Prevenir e vencer usando suas defesas naturais, do médico e neurocientista francês David Servan-Scheiber. O deputado destacou que optou pelo livro por ter sido vítima de câncer de tireóide, em 1999.
O secretário estadual de Comunicação (Secom-MT), Carlos Rayel, informou que está lendo o livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. A obra aponta supostas irregularidades nas privatizações ocorridas durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Cláudio Stábile, está lendo Os caminhos de Mandela, de Richard Stengel. O livro narra o período de reconstrução democrática da África do Sul. A escolha pelo livro, segundo Stábile, é por considerar Mandela um ícone na liderança política.
O juiz federal Julier Sebastião da Silva está lendo o livro Adoro Problemas – Meio Século de História e Política Americanas Passados a Limpo, do escritor e documentarista norte-americano Michael Moore. O livro fala sobre o sistema de saúde e a indústria bélica dos Estados Unidos.

Mas para que serve um livro? Embora essa pergunta seja, aparentemente, descabida, nos últimos tempos até há motivos para que seja feita. Afinal, o objeto livro nunca esteve tão questionado quanto agora, no mesmo passo em que a ameaça do e-book se consolida cada vez mais. Não bastasse uma tendência lenta e crescente de falta de interesse pelo objeto e seus possíveis conhecimentos.
A Unesco, a partir de 1996, instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro. Uma homenagem a Miguel de Cervantes, o escritor espanhol que eternizou sua obra no personagem de Dom Quixote. Livros como esse, e muitos outros, permanecem e sobrevivem aos tempos, ainda que sejam seus personagens e não propriamente seu texto original.
Assim, aproveitando a comemoração universal, proponho que no dia do livro, todos comecem a ler um título. E dou minha sugestão — alguns clássicos, outros nem tanto, mas que se sobressaem pela qualidade e, até, atualidade do tema que abordam. Mas, principalmente, são livros escolhidos pela linguagem acessível, pelas história interessantes e pela capacidade de emocionar o leitor, ainda que seja um iniciante.


  •  Dez indicações de livros deliciosos para contemplar dos experientes ao mais novato dos leitores
Cem Anos de Solidão
O colombiano Gabriel Garcia Marquez ambienta a saga de uma família numa cidade fictícia do interior da Colômbia, retratando o melhor do realismo fantástico, numa mistura singular de drama, comédia e loucura.

Metamorfose
Kafka foi um dos maiores escritores da Europa e sua história, do personagem que um dia acorda transformado numa barata gigante, marcou a literatura mundial.

Crime e Castigo
Os russos foram os grandes “inventores” do romance, o estilo literário. Dostoiévki é um deles: uma prosa intensa, coloquial, com grandes personagens.

Madame Bovari
A emancipação feminina não seria a mesma se não fosse a obra de Fleubert. A história de uma mulher, devassa e infiel, na plenitude de sua essência.

O Sol também se levanta
A obra de Hemingway é poderosa e consistente. Mas esse, um de seus primeiros romances, tem o fascínio dos tempos em que Paris era uma festa, no começo do século XX.
A Leste do Eden
John Steibeck foi autor de uma obra imensa, com título politizados, românticos e até mágicos. Essa saga de uma família no oeste americano é um dos principais romances americanos.

A Guerra do Fim do Mundo
Uma das características de Mario Vargas Llossa é ser capaz de construir uma obra homogênea, marcada pela boa qualidade. Nesse livro, ele dá a sua versão, recheada de histórias e personagens, sobre a Guerra dos Canudos, ocorrida no nordeste brasileiro.

Dona Flor e Seus Dois Maridos
A obra de Jorge Amado apresenta três núcleos básicos: o ambiente das fazendas de cacau, em Ilhéus; o discurso político e as grandes personagens femininos. Dentre eles, o mais famoso é Gabriela, mas Dona Flor é o mais divertido e inventivo.

Não Diga Noite
Amoz Oz é um escritor israelense contemporâneo. Seu grande mérito é ser capaz de erigir personagens absolutamente reais, falíveis e intensos, em ambientes tão áridos como o deserto e os fronts de batalhas, sempre de maneira poética e inspirada.


Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/04/no-dia-do-livro-personalidades-de-mt-revelam-livros-que-estao-lendo.html
http://revistaalfa.abril.com.br/estilo-de-vida/literatura/12756/

Ainda sobre LIVROS;

- Você se lembra do 1° livro que leu na vida?
Eu me lembro.

Um anjo no jardim - Lino Albergaria.

------//------

domingo, 15 de abril de 2012

Você mudou minha história.

Este poema eu escrevi a mais de 2 anos atrás, dedicado ao meu futuro noivo Leonardo Rocha:
          

VOCÊ MUDOU MINHA HISTÓRIA

                                                                                                                                                                                                
Em o teu beijo a ponta da língua
Descendo em três saltos, pelo céu tropeçar de leve,
No terceiro, contra os dentes;
Todos o chamam do jeito que querem
Mas em meus braços sempre foi meu amor
Belo dia em que te conheci
Aquele dia perfeito
O céu estava banhado de um azul fulgurante
Se não fostes aquele dia
Talvez jamais tivesse existido
Em certo verão, não houvesse amado um moço tão primordial
Senhoras e senhores membros do júri,
Você meu bem, tem número de acusações
Os serafins te invejam por sua pureza
Os desinformados e simplórios serafins de nobres asas
Vejam este emaranhado de espinhos;
Tirastes de mim com sua ternura lembranças das trevas do passado
Nos vales grotões da memória
Antes meus dias eram recheados de medos
Restos de dia, com seus olores e mosquitos suspensos sobre uma sebe em flor
Ou subitamente penetrados pelo caminhante que passa ao pé da colina no lusco-fusco
De um tarde-noite de verão, um calor de veludos, insetos dourados
Deixados pela intensa dor
Mas joguei essas lembranças para fora
Como se enchesse minhas mãos de areia fina
E a deixasse escoar pelos dedos entreabertos
E você surgiu para aquecer meu coração
E o sol voltou a brilhar
Seu olhar sereno ofuscou os meus
Pude ver seu coração com os olhos da paixão
Sobre nós abateu louco amor, agora vivo num luminoso mundo
Não deixastes perder minha ultima partícula da alma
E juntou a mim os teus tesouros que há dentro de nós
Nossos corações estão afinados
Sou tua, sua eterna paixão
Sou a face nos seus olhos de cristal;
A intensa saudade que nos inflama o peito
Nos leva ao reencontro em um belo jardim
A única privacidade que nos permitiam
Era estar longe dos ouvidos, mas não dos olhos...
Ali naquele barro macio, e flores que nos rodeavam
Estávamos estendidos durante toda manhã;
Num petrificado paroxismo de desejo
Aproveitando cada abençoada dobra do tempo e do espaço para nos tocarmos
Sua mão semi-oculta no barro movia-se lentamente em minha direção,
Seus dedos chegando como sonâmbulos cada vez mais perto;
Depois era seu opalescente joelho que iniciava uma longa e cautelosa viagem,
E nossos lábios salgados se roçavam mais uma vez
Tamanha exacerbação que nem mesmo a água fria e azul
Era capaz de aliviar...
Oh meu querido, para sempre vou te amar!

Andreia Martins.

(DIREITOS AUTORAIS TOTALMENTE REGISTRADOS)

Novo DVD Padre Fábio de Melo - No meu interior tem Deus.

Olá amigos, hoje tive a grande oportunidade de ver o DVD no novo do nosso queridíssimo Padre Fábio de Melo, e agora quero compartilhar com vocês lindas mensagens e poesias que ele recita, emocionante! Com certeza digno de respeito.

Esses três videos marcaram muito:


  • Gravação do DVD "NO MEU INTERIOR TEM DEUS" - Pe FALA - 10ª Parte


  • Fábio de Melo - POEMA "O MENINO E SUA MÃE AO COLO E FOGÃO DE LENHA"



  • Gravação do DVD "No Meu Interior Tem Deus" do Pe Fabio de Melo.

Espero que gostem;

Andreia Martins.

Divulgação

Olá queridos amigos, montei estas imagens com frases minha, onde a postei no facebook divulgando meu blog. O que acharam?







 Se houver interesse, peço-lhes que curtam minha página no facebook: http://www.facebook.com/pages/Poetisa-Andreia-Martins/155979694503076
 

Deixe comentários aqui no blog também, sua opnião é muito importante!

Obrigada.

Poetisa Andreia Martins.

Certificado

Olá amigos, venho aqui mais uma vez para compartilhar minha alegria em receber esta média em meu "CERTIFICADO DE COEFICIENTE DE RENDIMENTO (C.R.)", onde foi calculado 9.15.



Só tenho a agradecer pela força! Isso é muito importante para mim, significa meu crescimento intelectual e profissional!

Obrigada e obrigada!

Andreia Martins.

Análise.

Venho aqui compartilhar com vocês, queridíssimos amigos e seguidores, uma análise que fiz no dia 03/04/2012, á caminho do trabalho ouvindo músicas. Quando tocou uma música do Zé Ramalho, ADMIRÁVEL GADO NOVO, e comecei analisar a letra da música. 

Segue abaixo a análise e a música:

ANÁLISE:

O gado somos nós, vivemos alinhados, obrigados a consumir e viver como a sociedade quer, somos moldados, nos ensina a nos conformar e não nos permite ser diferente. Não é lucro para o governo que todos tenham conhecimentos suficientes para optar por uma educação digna, eles não nos querem sabidos.

E a mídia não fica por fora, quase sempre na TV Brasileira não se vê algo construtivo, principalmente no domingo quando o trabalhador folga, para que ele ache que é melhor voltar a trabalhar, você acha que isso é à toa? Tudo está calculado. Burrice pensar que a escravidão acabou. Hoje são escravizadas todas as raças.

A grande verdade é que a TV só nos emburrece mais. Infelizmente esta é a política do nosso país.
Andreia Martins.


Letra da música: http://letras.terra.com.br/ze-ramalho/49361/
------//------

Abaixo comentários feitos na minha página do facebook:

Adriana Candida Souza Eles podem até tentar, porém temos que ser fortes e conscientes e utikizar essa nossa capacidade de enxergar além para fazermos outros enxergarem também, adorei as palavras estas escrevendo cada vez melhor!

Kleber Lopes O que eu tenho pra falar?rss Deinha esta música não é do teu tempo.rsss

Francisco Vaz Bela interpretação.

Willian Veríssimo simplesmente retrata a eterna luta do bem contra o mal, o povo massacrado, sufocado e explorado por uma minoria que tem o poder nas mãos e usa para angariar todos os tipos de benefícios em prol de desejos fúteis e por mais que façamos para mudar a mentalidade da sociedade, nunca chegaremos a um pleno, justo e honesto tratamento isométrico, por aqueles que deveriam primar pelo bem estar de todos os indivíduos de uma sociedade... e nunca! haverá equilíbrio entre as forças que regem este mundo... » A arca de Noé e o dirigivel, não voam e nem se podem flutuar! « (o passado não move o futuro, mas deixa exemplos do que não devemos repetir) by Willian Veríssimo, que a força esteja com vc!

Andreia Martins A mesma ideia é retratada no livro O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, que agora não me recordo o nome do autor, e na música ADMIRÁVEL CHIP NOVO da Pitty. Muito interessante, percebemos sua intertextualidade sutil e precisa , percebemos também que essas obras foram escritas em épocas diferentes, da para escrever umas monografia só sobre isso rs, esse tema é muito abrangente, engloba muitos outros assuntos conectivos, muito legal!

Kleber Lopes intertextualidade?????? Deinha tu é mt chique.rss

Djalma Pessata Só tenho a acrescentar é que na época em que o Zé compôs esse texto, o gado ainda era novo. O gado já está velho e não toma juízo...

Andreia Martins Verdade querido amigo Djalma.

Willian Veríssimo se observarmos a função do gado, serve apenas para ser abatido .... e virar churrasquinho ...

Andreia Martins Verdade Willian rsrs.

Leila Souza Concordo, em parte. A questão é saber selecionar os programas.

Andreia Martins Isso é muito importante mesmo Leila.

Andreia Martins A questão de saber selecionar os canais é tão mais importante quanto as escolhas corretas de canais e programas adequados principalmente para crianças, onde estas estão em desenvolvimento, aprendendo com mais facilidade, isto devido a famosa educação "indireta", o que ela ver ao seu redor, passando a imitar e ficar para sempre. Não deixando-as com mentes atrofiadas, mundo pequeno, criando vícios, e não apredendo o quanto é importante o costume da leitura, e assim não exercitar a mente desta forma e de outras também construtivas.

Kleber Lopes Minha queridissima deinha.Tudo em nossas vidas são escolhas.Se tomamos as erradas pagaremos um preço por isto.bjs

Andreia Martins As escolhas corretas devem favorecer a educação, nosso país e os brasileiros precisam muitooo!


Otavio Apenas contente com seu entendimento,tv estilo fast food,ñ tinha parada pra perceber isso

Otavio Apenas percebi pelos comentarios e entendimento q somos de acordo com a musica marcados,monitorados,controlados,etc.. nem se quer ligamos,"somos touro marcado,touro feliz",mesmo agora nas redes socias,jornais,etc.. ñ temos voz,como um gado novo,imaturo,PRECISAMOS DE MATURIDADE PARA TERMOS A TÃO SONHADA LIBERDADE,QUANDO digo nós,digo este país BRASIL.O negocio é tão profundo q se for pra dizer tudo vai virar livro

Andreia Martins É verdade amigo, o brasileiro deve amadurecer, foi como meu amigo Djalma falou, o gado está velho e nao toma juizo!!!

Otavio Apenas srsrsr faz sentido,as pessoas passam a conhecer seus direitos mas parecem ter medo,ou mesmo vergonha de exigi-lo

Andreia Martins Na verdade não temos coragem de ser diferente, pois a sociedade nos molda, ela nos quer assim...e quando podemos lutar por nossos direitos, até mesmo pequenos detalhes, deixamos pra lá, pois já estamos cansados de um duro dia de trabalho, e o tempo passa e nada acontece...

Otavio Apenas é .... qnd brigamos por nossos direitos,sempre tem alguém q diz vc ñ tem educação,isso ñ vai dar em nada,deixa,ñ importa,vc é melhor q isso.É... o comodismo parece estar no sangue do povo brasileiro,mas há uma nação dentro dessa q já passa a ter voz,esse somos nós,jovens universitários,o ruim é q ninguém ouve,ninguém quer ouvir;

Andreia Martins Você tem mais do que toda razão, os brasileiros estão acomodados! E nós jovens temos que mudar isso, e fazer com que todos passem a nos ouvir!

Otavio Apenas ESPERO q qnd nos ouçam ñ seja tarde,o governo já percebeu o nosso ruido,e,vem com leis para tirar a liberdade dos internaltas,já está sendo votado no planalto a SOPA brasileira e nos EUA SOPA2.0 fora CIPA,etc...ñ temos muito tempo até nossos sons ñ passarem de ruido,somente o q o governo ñ sabe é q somos contagiosos,e brasileiros,mesmo q sem net,teriamos outros meios de nos comunicar.

Andreia Martins Hoje o brasileiro não tem mais o costume de ler e escrever, tudo está muito informatizado, pouca disciplina, as pessoas estão ficando com letras feias rs! E o brasil cada vez mais ignorante!

Otavio Apenas eu tenho letra feia,escrevo mal,leio o suficiente,mas ñ preciso ser burro.FALO EM NOME DOS BRASILEIROS

Andreia Martins Sim, eu tambem acho minha letra feia rs, mas em relação a leitura e a escrita, pode se ver exemplos precários, alunos do ensino médio que não entende o que ler, isto é o analfabetismo funcional!

Otavio Apenas é um fato social

Otavio Apenas sim é um fato e ñ podemos dizer a culpa é do governo,façamos nós dar certo,e então teremos melhores fatos sociais para comentar,talvez ñ uma sociedade 100% equilibrada,pois estamos no capitalismo.Porém tudo nos conformes eticos e morais já ta legal.

Andreia Martins Verdade. Façamos nossa parte!

Otavio Apenas e mais além,sabendo sempre q tentarão nos atrapalhar,mas conseguiremos

Andreia Martins Sempre tem um vilão ou mais na história, mas quem sempre vence é o mocinho! Rs...

Otavio Apenas sem isso ñ tem graça,a vida é loka e bela assim mesmo

Andreia Martins Vamos conseguir!

Andreia Martins Pode crer meu amigo!

(TOTAL DE: 41 COMENTÁRIOS /  10 CURTIRAM ISSO)

-----//-----